Antigamente descartada, cada vez mais a madeira de demolição compõe ambientes de alto padrão. O jardim vertical é a tendência da vez.
Aliar beleza, qualidade e bem-estar, sem prejudicar o meio ambiente é cada vez mais chique. Incorporar madeira de demolição e outros materiais sustentáveis à decoração confere uma sofisticação natural aos projetos. Assim, o que antes era descartado, transforma-se em peças decorativas maravilhosas, consideradas de alto-luxo, utilizadas por renomados designers de interiores e arquitetos.
A madeira de demolição é uma matéria-prima extremamente versátil, podendo ser empregadas em pisos, painel para lcd, decks de piscina, tampos, e em ambientes dos mais diversos estilos, mantendo características primordiais da madeira, como a resistência, a durabilidade e o isolamento acústico. Uma tendência em total ascendência é a utilização da madeira de demolição para a elaboração de painéis para jardim vertical, principalmente em apartamentos menores.
O jardim vertical é um produto que se encaixa perfeitamente tanto em paredes internas quanto em externas, possibilitando um novo frescor ao ambiente. E com relação à praticidade, o jardim vertical não deixa a desejar. É possível montar um módulo de jardim vertical de forma fácil, muitas vezes sem nem mesmo contar com a ajuda de um instalador profissional. No caso dos módulos de madeira de demolição para jardim vertical, por serem mais pesados, é necessário ter atenção especial à fixação dos mesmos na parede.
Entre as madeiras de demolição empregadas em projetos de alto padrão estão a peroba rosa, o jacarandá, o ipê, a canela, entre outros. É possível manter e até ressaltar o aspecto rústico da madeira ou fazer a revitalização da madeira, dependendo do resultado que o designer intenciona.
As madeiras reaproveitadas possuem um alto valor agregado, tratando-se de um produto altamente diferenciado, que garante requinte e bom gosto aos projetos. Ele traz o valor da sustentabilidade e traz ao ambiente um ar característico, pois carrega histórias de quando essa madeira erguia casas, galpões e tulhas antigas. E a madeira continua trazendo qualidade de vida às pessoas ainda por muitos e muitos anos, graças à sua durabilidade e oferecendo diversas opções para qualquer projeto arquitetônico de luxo.