A madeira plástica (ou madeira sintética) consiste em um material resultante do processamento de lixo reciclável. O processo de produção do composto plástico é completamente sustentável e retira da natureza uma enorme quantidade de lixo, devolvendo ao mercado um produto resistente, prático e ecologicamente correto.
O material é semelhante à madeira natural e pode ser utilizado em diversas aplicações. É uma solução 100% ecológica que respeita o meio ambiente, ajudando a eliminar o lixo plástico e o desmatamento indevido de nossas florestas.
O objetivo é justamente o de ser uma alternativa à madeira para diversas finalidades como em bancos de jardim, cadeiras, batentes de portas, suportes para placas, decks de piscina e assoalhos.
Propriedade e Vantagens da Madeira Plástica
A madeira plástica apresenta diversas vantagens em sua utilização devido às suas propriedades, dentre as quais a sua resistência à corrosão, podendo ser exposta ao sol, chuva, poeira e outras intempéries. Além disso, também é imune à pragas como cupins, insetos e roedores. Dentre as principais vantagens na utilização da madeira plástica podemos listar:
- A madeira plástica não forma farpas, não exibe rachaduras e não empena em decorrência de secamento ou envelhecimento.
- Por ser pigmentada com materiais corantes e imitando as texturas da madeira, não necessita ser pintada.
- Devido a sua pigmentação artificial, a madeira plástica pode ser identificada como madeira natural.
- A madeira plástica é um material de alta durabilidade, podendo superar os 50 anos.
- A limpeza não requer nenhum produto especial, apenas água e sabão.
A madeira plástica ou madeira de plástico é uma excelente alternativa a ser utilizada em sua construção ou reforma, na implementação de decks, assoalhos, pergolados e outros revestimentos ou ainda nos móveis e acessórios produzidos com o material, tais como bancos, cadeiras, bancos de jardim, cachepots, etc. A madeira plástica é um material inovador, prático e sustentável.