O que é, e como fazer para ter um pergolado em minha casa?

Um pergolado (ou pérgola, como também é conhecido) é uma estrutura fixa, comumente feita de madeira e utilizada de forma decorativa em jardins, varandas ou terraços. Existem casos de pergolados construídos em áreas internas, como em grandes shoppings ou casas, mas são exemplos mais raros. Os pergolados de madeira possuem uma diversidade funcional significativa, uma vez que possibilitam o controle da incidência de luz em uma determinada área, além de conferirem maior privacidade em espaços urbanos.

O local de instalação do pergolado varia muito, dependendo do espaço disponível na obra para sua construção, mas a preferência em sua utilização está em promover o melhor aproveitamento de espaços vazios localizados no exterior das residências, promovendo maior integração e um ambiente mais requintado para o convívio.

Apesar de não existir um pré-requisito específico para a construção de um pergolado de madeira, é recomendado que se disponha de um espaço de, pelo menos, 6,00m2 (seis metros quadrados) de área, com altura de 2,30m (dois metros e 30 centímetros). A cobertura do pergolado pode envolver diversos materiais, sendo o bambu, a palha e as plantas trepadeiras os mais comuns. No caso das plantas, além de serem um tipo de cobertura natural, oferecem uma sombra refrescante e um charme especialíssimo ao ambiente.

O pergolado de madeira não é um tipo complexo de construção, mas é importante salientar que o ideal é poder contar com uma empresa e/ou profissional especializado para sua instalação. Além de trabalharem com ferramentas e matéria-prima apropriados para cada tipo de necessidade, você poderá contar com a segurança de ter uma estrutura instalada de maneira correta e sem riscos para você e sua família.

Veja mais fotos e saiba mais informações sobre pergolados de madeira.

Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *