Móveis Rústicos: móveis de madeira de demolição na composição de ambientes decorados.

A moda retrô nunca foi tão atual. Os móveis rústicos estão presentes nos mais variados estilos de ambientes.

Os móveis rústicos, em geral, são peças talhadas a mão em madeiras extremamente especiais, as chamadas madeiras puras ou de lei. Que podem ser para mais variados usos, transformadas em cadeiras, mesas, bancos, cabeceiras, armários, camas e etc.

Atualmente, os profissionais de arquitetura e decoração, assim também os designers de interiores buscam as mais variadas fontes de inspiração e coube a estes profissionais resgatar das culturas passadas estes objetos de uso cotidiano e que agora são supervalorizados. Para se ter uma ideia os móveis rústicos a alguns anos eram simplesmente descartados como objetos sem valor, hoje, existem lojas especializadas na comercialização destes móveis.

Móveis de Demolição: Mesa de Peroba Rosa

Mesa de peroba rosa de demolição – móveis rústicos.

A afirmação que estes móveis rústicos são especificamente para uso restrito em áreas especificas de uma residência, não é verdadeira, hoje a combinação de estilos é uma realidade da arquitetura contemporânea, que aplica diversos elementos de decoração para compor um determinado ambiente, mas vale ressaltar os principais usos destes móveis rústicos, em geral, são áreas livres como varandas, sacadas e salas, que usufruem do aspecto de casas de campo com todo aquele clima de fazenda.

Existe inclusive a possibilidade de se criar um móvel rústico, similar ou idêntico a um antigo, basta que se tenha um registro da imagem do móvel e localizar o profissional ou empresa especializada na construção deste objeto. Em geral, a construção deste móvel é feita a partir da madeira de demolição, sendo as mais nobres a peroba rosa, o pinho e a canafístula. A madeira de demolição assim como os móveis rústicos são os objetos mais desejados para decorar ambientes que terão a aparência colonial.

As características mais marcantes dos móveis rústicos são dados pela aparência da madeira, que pode ser lisa, com aspectos de madeira envelhecida, onde os veios são salientes e o desgaste mais visível e também as policromáticas que possuem traços coloridos por conta das pinturas que outrora o móvel tenha recebido.

Para se obter um ambiente charmoso e elegante, digno de uma capa de revista de decoração, é importante procurar por empresas especializadas neste tipo de material bem como um profissional com know-how para lhe oferecer uma proposta coerente para compor o ambiente. Dica: em geral estes móveis rústicos são utilizados conjuntamente a móveis coloniais e de estilos clássicos.

Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *