Com a vida urbana é cada dia mais desejável viver mais próximo à natureza, e uma das formas que podemos encontrar de fazer isso é através das hortas verticais. Isso porque essa técnica de plantio possibilita que o morador tenha uma horta em sua casa ou até mesmo apartamento, de forma mais prática e sem ocupar muito espaço.

horta-vertical-filetada-4-prateleiras-0-60x1-48m-7und-799-299Daí talvez você pense o quanto isso irá lhe custar, mas acredite: muito menos do que pode imaginar. E melhor, que tal colocar a mão na massa e ter contato direto com as plantas, fazer você mesmo? Também será mais fácil do que parece!

Basicamente hortas verticais são plantações que dispensam o uso de canteiros de terra e que ocupam menos espaço, e para entender como criar a sua própria leia com atenção as instruções abaixo:

Ferramentas à mão!

O kit básico para começar a construir sua própria horta vertical inclui pá, tesoura para poda, vaso e terra, além de boa vontade para desenvolver suas habilidades de jardinagem na prática! O segredo é não usar terra comum, mas sim um substrato pronto para o plantio, este já vem com a proporção certa de terra, areia e material orgânico, como esterco para fertilizar.

Não se esqueça de pesquisar e pedir conselhos ao próprio vendedor sobre o tipo mais adequado de terra, de acordo com o que se plantará nela. Também considere usar vasos pequenos para cada tipo de planta, os paisagistas indicam ser mais apropriado.

Faça um furo na parte inferior de cada vaso, para que a água possa escoar, além de também perfurar a lateral dos vasos para que se possa pendurá-los lateralmente por ganchos (neste caso recipientes em forma ‘meia – lua’ são mais indicados).

Você também precisará de argila expandida, para que o fundo do vaso não se entupa com a terra e a água possa escoar melhor, utilize 5 cm de altura de argila expandida nos vasos. Após isso é hora de colocar o substrato ou a terra, e o segredo é não deixar esta muito fofa ou rígida, apenas dê leves batidas até que o vaso tenha 5 cm de borda livre.

Agora sim, faça buracos na terra e as mudas devem estar prontas para serem colocadas, lembre-se de jamais cortar nenhuma parte das raízes!

Mini-cachepots de madeira de demolição
Cachepots de madeira de demolição, que podem ser utilizados para composição de jardins e/ou hortas verticais.

Agora é só montar e cuidar de suas plantas.

Tenha em mãos os ganchos e grades prontas para hortas verticais, estes materiais podem ser facilmente encontrados em lojas de construção.
Encaixe os ganchos corretamente e certifique-se de que a grade esteja corretamente presa à parede, é recomendável que a grade para hortas verticais aguente, no mínimo, 40 kg.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *