Brise de Madeira: como utilizar brise de madeira na fachada de sua casa.

Brise de Madeira

Brise de madeira na fachada de imóvel.

O brise de madeira é um elemento bastante presente e importante em um projeto arquitetônico. O brise-soleil, expressão francesa cuja tradução mais adequada seria quebra-sol, embora muitas vezes seja utilizado apenas a palavra “brise” para designar este dispositivo arquitetônico, que é utilizado com o objetivo de minorar a incidência direta de luz solar nos interiores do ambiente sem, contudo, prejudicar a ventilação.

Os brises podem ser feitos de vários materiais, no entanto o brise de madeira tem sido muito utilizado, em especial o brise de madeira de demolição, uma vez que este tipo de material tem sido largamente utilizado no mercado de decoração.

Brise de Madeira de Demolição

Os brises de madeira são utilizados para bloquear raios solares sem prejudicar a ventilação do ambiente.

Independente do material utilizado em sua fabricação, os brises são posicionados na horizontal ou na vertical. Os brises horizontais, são mais utilizados quando a incidência do sol no edifício/imóvel permanece quase que por todo o dia na parte superior do globo. Já nas fachadas que recebem a iluminação solar da manhã (provenientes da parte inferior do globo) e do final da tarde os brises verticais são os mais indicados.

Brise na Fachada: os brises de fachada, posicionados no lado externo, são considerados os mais eficientes, uma vez que bloqueiam os raios solares antes mesmo de sua penetração no ambiente. O posicionamento ainda pode ser feito em formato de marquise, sendo instalado na parte superior da janela, aumentando sua visibilidade de dentro para fora do ambiente, entretanto, este modelo protege menos o ambiente dos raios solares, comprometendo sua real função.

No Responses

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *